logo RCN

Joinville será a pioneira no tratamento de emergências hipertensivas na gravidez

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

O procedimento iniciará na atenção secundária (atendimentos de urgência e emergência) e na sequência será implantado também na primária (Unidades Básicas de Saúde da Família)

Joinville será a primeira cidade do país a realizar o tratamento imediato com sulfato de magnésio para as pacientes gestantes que forem diagnosticadas com crise de hipertensão. A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville adotará esse procedimento pioneiro após a capacitação “Emergências Hipertensivas na Gravidez”, que ocorreu na terça e quarta-feira (4 e 5).

O evento, realizado na Univille, reúne mais de 150 profissionais da saúde de Joinville e região e conta com palestrantes de vários Estados que pertencem à Rede Brasileira de Estudos Sobre Hipertensão na Gravidez (RBEHG).

Um deles é o médico gaúcho Sérgio Martins Costa, professor de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“O sulfato de magnésio previne novas convulsões da paciente e é muito seguro. Joinville será a primeira cidade do Brasil a utilizá-lo como tratamento imediato. No Brasil são registradas mais de 500 mortes por ano por crises de hipertensão na gravidez e poderiam ser evitadas”, explica o médico.

A capacitação “Emergências Hipertensivas na Gravidez” é voltada para médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem de Joinville e Região.

“É uma preocupação de todos os municípios, porque é uma doença evitável e tratável. E com um diagnóstico rápido salvamos a vida de gestantes com segurança. Todas as equipes da urgência e emergência de Joinville e Região estão sendo capacitadas”, informa Janaína Pravato Vicente Banin, farmacêutica e técnica do núcleo de gestão assistencial da Secretaria da Saúde.

O procedimento iniciará na atenção secundária (atendimentos de urgência e emergência) e na sequência será implantado também na primária (Unidades Básicas de Saúde da Família).

Mais duas ruas da Zona Sul receberão pavimentação Anterior

Mais duas ruas da Zona Sul receberão pavimentação

Materiais da Educação de Joinville enviados para Guaíba somam R$ 941 mil Próximo

Materiais da Educação de Joinville enviados para Guaíba somam R$ 941 mil

Deixe seu comentário